terça-feira, 23 de março de 2010

Jogo de " vida-game ".


A vida vive nos testando o tempo inteiro ( parece até gente!). É  incrível.
As vezes tenho a impressão de que estamos numa interminável prova de games, sei lá. A sensação que dá é que sempre existe um  exercício valendo ponto, um adversário contra você ou 5 opções pra você marcar um "x" e fechar o gabarito. É prova o tempo todo. Quando não é para conseguir algo, um prêmio, uma recompensa, um reconhecimento, é um desafio contra si mesmo cujo as regras nem sempre são as suas. Uma rivalidade incoerente com suas táticas de jogo, digamos assim.A gente se prepara, trabalha a humildade, investe no esforço, reza e ,quando o apito toca, corremos desesperados na ânsia do sino não bater.O problema não é se testar, não é realizar a provação. A grande questão, quiçá frustração é perceber o quanto doloroso é viver testado , julgado, sem o mínimo parâmetro da veracidade de suas respostas. Fazer a prova sem saber a nota, sem ter retorno, mesmo que seja um "zero" pra repetir de ano.
Outra didática da vida, a meu ver, nada pedagógica seria a obviedade dos "testes" por nós conquistados: ou vence ou perde. Simples assim. Se você não acerta e o que é pior, se você não agrada sua média cai. Na vida nem sempre temos direito à recuperação.É essa a impressão que fica. É como se o livre arbítrio fosse teoria, sabe? Como se o jogo que disputamos perdesse a valia, o espírito esportista. Falo isso do ponto de vista de um velho aluno da arte de se confrontar com o Boletim da vida.

obs: Eu gosto de prova. O que me cansa são as matérias.

2 comentários:

  1. Adorei seu escrito, Bruno. Um desabafo seu, mas muito 'coletivo'. Muitas vezes tenho essa angústia de estar sendo provada o tempo todo também.
    Saudade de ti.
    Bjin,
    Amanda

    ResponderExcluir